Vetro Vidros Garuva

Estrutura da Fábrica

A Vetro possui as seguintes operações:

Corte das peças

As peças de vidro são cortadas por uma máquina especial, processada por um CLP, capaz de fazer cortes retilíneos ou modelados conforme a necessidade do cliente.

Esta máquina possui tecnologia capaz de absorver a programação gerada pelo departamento de programação (PCP) que utiliza um sistema voltado ao melhor aproveitamento das lâminas utilizadas, levando em consideração a cor, espessura e o prazo de entrega.

No momento do corte todas peças recebem uma etiqueta adesiva de identificação com código de barras, contendo todas informações necessárias para fabricação e entrega tais como largura , altura, espessura, nome do cliente, número do pedido, número da peça, matéria prima utilizada bem como setores onde as peças devem passar até ficarem prontas. É através desta etiqueta que se faz o rastreamento da peças desde a matéria prima utilizada até sua entrega no cliente.

As peças cortadas são dispostas em carros transportadores e levadas para o setor de lapidação.

Lapidação das peças

As peças são lapidadas para tirar as bordas cortantes do vidro bruto. Esta lapidação confere um acabamento de borda que pode ser arredondado ou quadrado, dependendo da necessidade do cliente ou da aplicação da peça.

A Vetro possui lapidadoras retilíneas que lapidam um lado por vez,além da lapidadora bilateral que tem capacidade para lapidar dois lados paralelos por vez. Já as lapidadoras modeladas fazem a lapidação de formas não retilíneas,como peças redondas, ovais, contornos entre outras formas.

Após a lapidação, as peças seguem para marcação.

Marcação das peças

No setor da marcação é determinado o local e os tipos de recortes ou furos que as peças devem ter conforme projetado previamente pelo departamento técnico. Por exemplo, uma porta de abrir deve ter uma dobradiça superior e outra inferior, podendo ter uma fechadura e um puxador para facilitar o manuseio no momento de abrir / fechar.

Após a marcação, as peças são encaminhadas para o setor de recorte.

Recorte das peças

No setor de recorte, as partes de vidro são efetivamente retiradas a fim de que as ferragens sejam fixadas para suportar as peças seja de forma fixa ou móvel.

Os recortes são feitos com auxílio de ferramentas diamantadas capazes de conferir um acabamento praticamente isento de bordas cortantes. Estas ferramentas são refrigeradas com água para evitar o super aquecimento gerado pelo atrito com o vidro. Após o recorte as peças são encaminhadas para máquina de lavar.

Lavagem das peças

As peças são lavadas de forma horizontal, através de uma máquina contendo escovas rotativas e fortes jatos de água morna e secas através de ar ventilante. Após a lavagem, as peças seguem para tempera.

Fornos

Em nosso forno horizontal  (não deixa marcas de pinças nas peças) as peças recebem o tratamento térmico, isto é, recebem um aquecimento controlado, conforme sua cor e espessura, depois recebem um choque térmico que lhe conferem a resistência mecânica necessária para aplicação final e principalmente a segurança, que em uma provável quebra, se partirá em pequenos fragmentos não pontiagudos, evitando assim ferimento nas pessoas que o utilizam.