Vidro Temperado
O processo de Têmpera ao qual é submetido o vidro que é basicamente o aquecimento do vidro a aproximadamente 650ºC, seguido por um rápido resfriamento, tornando assim um material extremamente forte, resistente a choques mecânicos e térmicos e o principal, mantendo suas caracteristicas de transmissão luminosa, de composição química e aparência.
A têmpera gera um conjunto de esforços de tração e compressão em equilíbrio no interior da chapa de vidro que reforçam a resistência. O vidro temperado além de ser mais forte que o vidro comum, mesmo que ocorra a quebra se fragmenta em pedaços pequenos, com bordas pouco cortantes oferecendo pouco risco de acidente.
O vidro temperado não permite novos processos como furos, recortes, lapidação, etc., portanto todo o trabalho na peça é realizado antes da têmpera.
A Vetro possui fornos de têmpera horizontal que tem como caracteristica principal rolos cerâmicos onde os vidros são apoiados. Esse vidro possui ótima qualidade óptica com possibilidade quase nula de empeno, permitindo assim vidros com dimensões maiores que no forno vertical. Outra grande vantagem é que nossa têmpera não deixa marcas de identação como marcas de ponta de pinças.
Características
- Resistência a Flexão: uma chapa de 300 x 1000 x 6mm colocados sobre dois apoios a 700mm suporta uma carga de 170 kilos, com uma flecha de 69mm sem romper ou deformar-se.
- Resistência ao Impacto: um vidro de 6mm temperado suporta uma bola de aço de 225 gramas em queda livre de 3 metros, sem quebrar, pra se ter uma idéia da resistência o mesmo vidro comum suportaria a mesma bola a apenas 53 centímetros.
- Resistência a Flambagem: uma peça de vidro temperado de 6mm de espessura de 1000 x 350 mm suporta uma carga axial de 1000 kilos.
- Módulo de Elasticidade: 700.000 kgf/cm².
- Peso Específico: 2,5 kg/m²/mm.
- Resistência ao Choque Térmico: o vidro temperado resiste a uma diferença de temperatura de 220ºC, porém não deve ser usado como porta corta-fogo.